Caracterização

Figueira de Lorvão é uma freguesia portuguesa do concelho de Penacova, com 28,32 km² de área e 2737 habitantes (2011). Densidade: 100,3 hab/km². Dela fazem parte os seguintes lugares: Agrêlo, Alagoa, Casqueira, Feira, Figueira de Lorvão, Gavinhos, Golpilhal, Granja, Mata do Maxial, Monte Redondo, Póvoa, Sernelha e Telhado. Os limites desta freguesia são os seguintes: a norte, Sazes de Lorvão; a sul, Lorvão; a nascente, Penacova; e a poente a freguesia de Botão, do concelho de Coimbra.
 
Em termos paisagísticos, Figueira de Lorvão está inserida numa área de rara beleza, com montanhas de média altitude, grande biodiversidade, proporcionando um panorama deslumbrante a quem nos visita. Desta Terra enxerga-se a mancha alvinitente de Penacova, com seu casario encastoado na vertente, mirando o rio que se espreguiça a seus pés.
Do outro lado, sempre com a brancura das velas enfunadas, cantando mágoas na mansão eólica do tempo, desenha-se a catadupa verdejante do arvoredo, com predomínio dos pinheiros e eucaliptos, pontilhada aqui e além, por pequeninas aldeias.
 
ECONOMIA
A agricultura familiar é uma das principais fontes de rendimento da população, com destaque para a cultura da vinha e da oliveira. A floresta, com destaque para o pinheiro bravo, o eucalipto e a acácia, representa também um importante recurso económico. A pecuária, ao nível da produção caseira, é ainda um complemento para os agregados familiares.
No sector secundário predominam as pequenas empresas de construção e obras públicas, dando emprego a uma percentagem importante da população.
O sector terciário caracteriza-se essencialmente pelos serviços, existindo algum comércio.
 
A proximidade à sede de concelho, Penacova, e à cidade de Coimbra, permite que muitas pessoas aí trabalhem nas mais diversas áreas, o que é facilitado pelas boas vias de comunicação.