Freguesia de Figueira de Lorvão - Penacova
  
                               
Figueira de Lorvão é uma freguesia portuguesa do concelho de Penacova, com 28,32 km² de área e 2737 habitantes (2011). Densidade: 100,3 hab/km². Dela fazem parte os seguintes lugares: Agrêlo, Alagoa, Casqueira, Feira, Figueira de Lorvão, Gavinhos, Golpilhal, Granja, Mata do Maxial, Monte Redondo, Póvoa, Sernelha e Telhado. Os limites desta freguesia são os seguintes: a norte, Sazes de Lorvão; a sul, Lorvão; a nascente, Penacova; e a poente a freguesia de Botão, do concelho de Coimbra.
Em termos paisagísticos, Figueira de Lorvão está inserida numa área de rara beleza, com montanhas de média altitude, grande biodiversidade, proporcionando um panorama deslumbrante a quem nos visita. Desta Terra enxerga-se a mancha alvinitente de Penacova, com seu casario encastoado na vertente, mirando o rio que se espreguiça a seus pés.
Do outro lado, sempre com a brancura das velas enfunadas, cantando mágoas na mansão eólica do tempo, desenha-se a catadupa verdejante do arvoredo, com predomínio dos pinheiros e eucaliptos, pontilhada aqui e além, por pequeninas aldeias.



142401 visitas até ao momento.