Freguesia de Figueira de Lorvão - Penacova
  
                               
A Freguesia de Figueira de Lorvão é servida diariamente pelas carreiras de transportes públicos da TRANSDEV, saindo daqui para os mais diversos destinos, contando também com serviço de táxis. A Freguesia conta com uma rede de abastecimento de água com cobertura de 100%, existindo também disponibilização de duas ATM (Caixas Multibanco) para fazer face ás necessidades da povoação, uma vez que não se encontra aqui qualquer balcão bancário. A recolha do lixo é feita Câmara Municipal de Penacova, sendo a recolha feita três vezes por semana. Preocupados com um tema cada vez mais fundamental para uma sociedade evoluída, a Junta de Freguesia colocou ao dispor da população vários ecopontos, assim como vidrões. 
Esta Freguesia possui um Cemitério, o Cemitério Paroquial na sede de Freguesia, os qual faz face ás necessidades das pessoas da terra. No que respeita á distribuição da correspondência, o carteiro passa diariamente na Freguesia, fazendo o seu giro diário, tendo também a dois quilómetros, na sede de Concelho, um posto dos CTT aberto nos dias úteis.
Dispõe também de um parque de merendas localizado nos Moinhos de Gavinhos, com excelentes condições para a prática desportiva, assim como para o convívio entre familiares e amigos. De salientar ainda que nesta Freguesia existe um posto de abastecimento de combustíveis, no lugar Gavinhos, Freguesia de  Figueira de Lorvão.
 
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Uma escola primária (EB1 de Figueira de Lorvão) tem sede aqui na Freguesia, sendo que até á quarta classe as pessoas da terra podem aqui estudar, perto dos seus familiares. Depois da quarta classe, os alunos deslocam-se para a sede do Concelho, Penacova. Um Jardim-de-infância na Freguesia satisfaz as necessidades das crianças, durante o período diário, correspondente ao horário de trabalho dos pais.
Quanto aos cuidados médicos para a população, a freguesia de Figueira de Lorvão dispõe de uma extensão de saúde a funcionar de Segunda a Sexta-feira. Para a aquisição de medicamentos, está esta terra equipada com uma farmácia, sendo uma mais valia para a população que precise deste serviço.
Relativamente ao apoio social, o Centro de Bem-Estar Social de Figueira de Lorvão disponibiliza as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e lar de idosos.
Também a APPADCM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) presta serviço social na Freguesia, com diversas valências no sentido de dar resposta às necessidades do cidadão deficiente mental, nomeadamente Centro de Actividades Ocupacionais, Formação Profissional, Empresa de Inserção, Lar de Apoio e Lar Residencial,
Desde 1989, participa no Projecto Integrado de Intervenção Precoce, com a disponibilização dos seus técnicos para o apoio junto de famílias com bebés portadores de deficiência ou em situação de risco, com idade dos 0 aos 3 anos.
 
CULTURA E DEPORTO
Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal, assim como a recuperação, preservação e divulgação da cultura rural ancestral. São disso exemplo as várias de colectividades/Associações pertencentes á Freguesia, nomeadamente a União Futebol Clube, Centro Popular de Trabalhadores de Sernelha, Associação de Agricultores e Melhoramentos de Gavinhos, Associação de Agricultores Filantrópica de Figueira de Lorvão, Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Telhado, Juventude Desportiva de Monte Redondo, Centro Social e Cultural de Granja, Grupo “ Mensageiros da Alegria”, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Agrêlo.
No que ao Desporto diz respeito, a Freguesia é privilegiada pela presença de várias associações desportivas, promovendo o desporto na terra, onde jogar por amor à camisola e transportar tudo isso num clima de verdadeiro ambiente hospitaleiro são alguns dos trunfos que mantêm bem viva a chama destas Associações. Também a etnografia tem representatividade nesta Freguesia, onde o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Agrêlo se tem preocupado em preservar os usos e costumes desta Terra, com um vasto repertório, fruto de uma recolha efectuada sobre danças, cantares e trajes, os vão apresentando nas suas permanentes representação pelo país.



142401 visitas até ao momento.