Freguesia de Figueira de Lorvão - Penacova
  
                               
A Freguesia de Figueira de Lorvão, situada a cerca de 5 quilómetros de Penacova e a 4 de Lorvão, é uma das terras do concelho que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, para o que tem contribuído, acentuadamente, a preciosa ajuda dos seus filhos que, espalhados pelas diferentes partes do mundo, nunca esquecem o torrão onde nasceram.
É uma região frequentemente visitada por turistas nacionais e estrangeiros que, subjugados à sua beleza encantadora, aqui vêm fotografar e filmar a serra, onde 14 moinhos de vento despertam atenção e interesse pela sua originalidade.
Desta zona privilegiada se observam soberbos panoramas que os olhos não se cansam de admirar, tal a imponência do quadro que a Natureza pintou, ora pendurado na tela aulina do céu, ora espraiando-se por vales, montes e planícies, até à Figueira da Foz.
Olhando para as bandas da Ribeira e do Casal, enxerga-se, ao fundo, a mancha alvinitente de Penacova, com seu casario encastoado na vertente, mirando o rio que se espreguiça a seus pés.
Do outro lado, sempre com a brancura das velas enfunadas, cantando mágoas na mansão eólica do tempo, desenha-se a catadupa verdejante do arvoredo, com predomínio dos pinheiros e eucaliptos, pontilhada aqui e além, por pequeninas aldeias, onde vivem, trabalham e rezam almas simples e boas, que formam este formoso rincão da Beira.
Na encosta da serra erguem-se o Monumento ao Imaculado Coração de Maria e a capelinha em honra de S. Sebastião, padroeiro da terra , com duas portas abertas aos crentes. Também aqui neste recanto onde abundam belezas naturais que alguns ignoram e muitos admiram, «há um Portugal desconhecido» que carece de amparo, exige protecção.



142401 visitas até ao momento.