Freguesia de Figueira de Lorvão - Penacova
  

Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão
Morada : Lugar da Feira Figueira de Lorvão
Cód. Postal : 3360-053
E-Mail : geral@agr1316.cne-escutismo.pt
Site : www.agr1316.cne-escutismo.pt
Telefone : 968189883
Telemóvel: 968301241
O Agrupamento 1316 - Figueira de Lorvão existe oficialmente desde o dia 1 de Março de 2004. A ideia nasceu de quatro escuteiros de Coimbra, que formaram o primeiro núcleo de trabalho, e aos quais se juntou mais tarde um quinto elemento. O grupo fundador foi o seguinte: Tiago Cruz, Rita Simões, Pedro Oliveira, Tiago Dias, Sandra Leal, com o apoio total do pároco, o Pe. Cândido Costa.
No dia 16 de Janeiro de 2004 foi realizada uma reunião para toda a comunidade no salão de Figueira de Lorvão. Nessa reunião estiveram presentes os escuteiros fundadores e o Pe. Cândido, tendo apresentado o projecto a cerca de cinquenta pessoas e ainda esclarecido algumas dúvidas. As actividades deste grupo começaram no dia 24 de Janeiro de 2004.
Começou por ser um pequeno grupo, mas que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos.
Actualmente o Agrupamento 1316 conta com mais de 60 elementos repartidos por quatro Secções: Lobitos, dos 6 aos 10 anos, Exploradores, dos 10 aos 14 anos, Pioneiros, dos 14 aos 18 anos e Caminheiros, dos 18 aos 22 anos. Além disso, conta com mais de uma dezena de adultos repartidos
pelas Equipas de Animação das Secções e Direcção do Agrupamento.
O que fazem os Escuteiros?
As Secções reúnem aos Sábados, das 15h30 às 18h30, na sua Sede, junto ao centro de Figueira de Lorvão. O programa das reuniões tem sempre bastante acção, e através dela, o desenvolvimento de habilidades e capacidades. O jogo é um elemento essencial.
Além disso, o Agrupamento participa na Eucaristia Dominical. Com alguma regularidade realizam-se Acampamentos, Acantonamentos ou saídas de dia inteiro,
geralmente nas férias escolares ou em fins de semana.
Para se ser Escuteiro, basta aparecer num dia de actividades, em qualquer altura, e experimentar.
Quais são os objectivos do Escutismo?
Fazendo parte do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, o Agrupamento 1316 – Figueira de Lorvão, educa as crianças e jovens no sentido de que sejam autónomos e responsáveis pelo seu próprio percurso, que vivam de acordo com os valores em que acreditam, mesmo quando a sociedade lhes aponta o sentido contrário, que aceitem desafios que desenvolvam a sua habilidade e criatividade, que estejam prontos para servir os outros, que alimentem a sua relação com Deus, e também que desenvolvam a sua auto-estima.
O Escutismo promove os valores da cidadania, do serviço, da fé e do respeito pela Natureza, em actividades excitantes e apelativas, realizadas maioritariamente, em contacto com a Natureza.
O Corpo Nacional de Escutas tem um programa educativo, que é desenvolvido ao longo da permanência nas Secções, começando nos Lobitos, com a aprendizagem de pequenas tarefas (por exemplo, cada um tem uma função de Secretário, Tesoureiro, Responsável pelo Material, Socorrista, Animador, etc) e terminando na última Secção com o planeamento, organização e realização de
projectos complexos na e para a Comunidade.
Tudo isto, sempre na perspectiva de que é fazendo que se aprende, de acordo com o fundador do Escutismo, Robert Baden-Powell.
Contactos:
Tiago Cruz (Chefe de Agrupamento) – 968301241
Rita Simões (Chefe de Agrupamento Adjunta) - 968189883






142401 visitas até ao momento.