Freguesia de Figueira de Lorvão - Penacova
  

Associação de Agricultores e Filantrópica do Lugar de Figueira de Lorvão,
Morada : Rua de S. João Batista, nº 23, Figueira de Lorvão
Cód. Postal : 3360 – 053
N. Contribuinte : 502 906 065
E-Mail : fonseca.simoes@gmail.com
Contacto : Fernando da Fonseca Simões
Telefone : 239 472 579
Telemóvel: 962 919 262

Ao longo dos tempos, o Lugar de Figueira de Lorvão sempre foi caracterizado e conhecido pela união entre os seus habitantes.
A população sentiu a necessidade de criar algo que fosse o local de encontro das pessoas da aldeia e que resolvesse de uma vez por todas as dificuldades na organização dos festejos tradicionais de S. João Batista, padroeiro da povoação e da Freguesia de Figueira de Lorvão.
Em Outubro de 1992, Fernando da Fonseca Simões, Fernando Manuel da Costa e Fernando Aníbal Pedrosa dos Santos Costa, tomaram a iniciativa de convocar todos os habitantes da aldeia para uma reunião, que tinha por objectivo a criação de uma Associação com a finalidade de levar a efeito melhoramentos em benefício das populações da localidade onde se insere, contribuir para o aperfeiçoamento moral, cívico, intelectual, físico e desportivo dos seus associados, bem como praticar actos de Filantropia.
Em Novembro do mesmo ano foi pedido o Certificado de Admissibilidade da Associação junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, tendo sido admitido como primeira hipótese o actual nome e designação social da Associação.
Em Dezembro de 1992, ou seja, somente decorridos 3 meses após a primeira reunião, foi constituída e registada no Cartório Notarial de Penacova a Associação sendo aí definidos os seus estatutos.
A primeira necessidade era a construção de uma sede.
Com alguns terrenos propriedade da povoação, a cedência de algumas parcelas e aquisição de outras parcelas de terreno, foi possível implantar a sede da Associação no local actual.
Desde a primeira hora que todos os habitantes da povoação contribuíram com o seu trabalho e financeiramente de forma a erguer a construção que hoje se orgulham de ter.
Apesar da contribuição da população, a obra também teve a comparticipação da Direcção Geral do Ordenamento do Território, que muito contribuiu para a conclusão da obra.
Apesar das dificuldades, que como todas as outras colectividades têm, esta Associação tem sabido manter ao longo de quase 20 anos de existência uma actividade regular.
Salientamos a colaboração desta instituição com as outras instituições locais existentes, nomeadamente a APPACDM, Centro de Bem Estar Social, Grupo Mensageiros da Alegria, Grupo de Escuteiros, entre outros.
Por outro lado, tem mantido actividades culturais, recreativas e desportivas, sendo de salientar a sua secção de Atletismo, que ao longo do tempo tem mantido em actividade vários jovens e conquistado vários títulos, tanto a nível regional como nacional.
Os objectivos próximos da Associação, passam por manter a união entre os seus associados, identificar e promover as melhorias necessárias na povoação, promover actividades que engrandeçam de forma cultural, recreativa e social os seus associados; apoiar iniciativas dos seus associados para novas actividades que se venham a desenvolver; continuar a colaborar com as outras instituições locais; incentivar os seus associados para participarem activamente nas actividades promovidas ou em que a Associação esteja representada; sentir que estamos a contribuir de forma correcta para a formação dos nossos jovens e a disponibilizar-lhes oportunidades de crescerem como pessoas valorizando-se pessoalmente e socialmente cada vez mais.
Enfim, ser o órgão aglutinador de toda a povoação.
Figueira de Lorvão, 12 de Novembro de 2010
A Direcção






141892 visitas até ao momento.